Notícia 

Dicas de Formatura

Como usar a beca corretamente

Publicado em 10/01/2012 às 14h03
Beca de formatura Beca de formatura (Foto: Net)

A formatura é um acontecimento solene, nesse momento é obrigatório a utilização de roupa apropriada, devendo essa, ser a Beca, mas o que é uma beca?

A Beca é uma veste talar (as vestes talares têm o objetivo de destacar as pessoas que as utilizam das demais, dando-lhes especial representatividade. A palavra talar vem do latim talus, calcanhar, daí a expressão veste talar, "aquela cujo comprimento vai até os calcanhares".), sendo o traje específico para uso do formando na solenidade de formatura ou colação de grau, geralmente sendo usada na cor preta, por sua formalidade.

Como vestir de maneira correta?

Peças da beca:

O Capelo ou Barrete é o chapéu que o formando usa a partir do momento que é outorgado o grau. O Capelo deve ser colocado, posicionando-se o pingente logo acima do ombro esquerdo. Nossos capelos possuem uma regulagem em velcro que permite sua adaptação a qualquer medida.
O Jabor é a peça utilizada no ombro e amarrada na frente, e este possui cor, sendo definida de acordo com cada área do curso, que possui sua cor específica.
A Faixa, é colocada sobre a beca, na altura da cintura, sendo fixada com alfinetes que acompanham o conjunto da beca, quando houver ponta esta devem recair sobre a perna esquerda . A cor da faixa obedece a mesma cor utilizada no Jabor.
A Capa, é vestida sobre a beca, sendo fixada a esta, por dois pontos de velcro (exclusiva para o modelo de beca de microfibra).
A Beca deve, em seu comprimento, chegar até o ponto médio dos tornozelos, e, nas mangas, atingir o ponto médio dos dedos das mãos. O formando precisa se sentir confortável com o comprimento para andar com desenvoltura sem o perigo dos tropeços.

O que usar por baixo da beca?

Sugere-se que o formando utilize por baixo da beca roupas leves e confortáveis em tons escuros. Os sapatos também devem ser leves, confortáveis e em tom escuro. Para também proporcionar melhor desenvoltura na caminhada e nas subidas ou descida de degraus.

  • As formandas (mulheres) devem usar vestidos justos, podem ser curto ou longuete, mas sempre justo, para não dar volume por baixo da beca. Em relação ao cabelo, para vestir o capelo, o seu cabelo tem que estar preso, num rabo de cavalo ou num coque baixo, se a formanda tem um cabelo mais curto, pode usar atrás da orelha. Dessa forma, o barrete veste-se melhor.
Formanda de beca deve usar brincos pequenos e discretos, nunca aqueles brincos enormes que vai destoar deste traje, obedecendo essas, a veste ficará bem mais definida. Lembre-se, neste momento, o importante, é destacar a veste, o símbolo de honra e responsabilidade social que se representa a partir do outorgado.

  • Os formandos (homens), devem usar camiseta de gola careca para não dar volume a beca, tais como as mulheres. Eles devem usar por baixo da beca calça, meia e sapatos pretos. As formandas, sapatos pretos e meia fume preta. Pois naquele momento que o formando estiver sentado no auditório, no momento que a beca se eleva, o visual fotográfico ficará melhor e mais bonito do que se você estiver utilizando uma roupa de cor contrária a beca.

A vestimenta dos professores é composta de uma beca longa na cor preta ,  a faixa na cor da área do conhecimento.

A vestimenta dos reitores é composta de beca preta, pelerine(capa usada sobre os ombros, no corte godê guarda-chuva, até a altura dos ombros) e a faixa branca (que representa todas as áreas do conhecimento).

Políticos, empresários e demais pessoas participantes da mesa, que não sejam membros acadêmicos da universidade, é recomendada a utilização de terno em cor escura; mulheres podem usar traje social, em tons discretos e suaves.


Fonte: http://www.formaturaonline.net



Enviar por e-mail

Enviar notícia por e-mail
Exemplo: nome@example.com. Para enviar para mais de uma pessoa, separe os endereços por vírgulas
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Os comentários serão incluídos na mensagem

Comunicar erros

Comunicar erro na notícia
Informe o seu nome
Informe o seu endereço de e-mail
Descreva o que há de errado com esta notícia



Comentários 

  • Não há comentários nesta notícia



Comentar 


Últimas Notícias 


 


 

Busca 


 

Equipe 

  • Diva Brito Diva BritoGraduada em Secretariado Executivo.*Especialista em Gestão Empresarial
  • Nina Werg Nina WergGraduada em Secretariado Executivo.*Especialista em Gestão Empresarial
  • Kelvia Lustosa Kelvia LustosaGraduada em Secretariado Executivo.*Especialista em Gestão Empresarial

Publicidade 

Bazar de Amigas

 

Comentários 

  • Empresa formada por jovens empreendedores de ampla visão para o mercado.Com A Matriz Eventos não tem erro, seu evento sairá como o imaginado, perfeito!!!! Carla Brito Cliente
  • Ser cliente da MATRIZ EVENTOS é ter tranqüilidade, pois tudo sairá como se idealiza, com o diferencial da originalidade e baseado no que dispomos para gastar. Nahiane Gomes Cliente

 

Últimos Eventos 

ver todos »
 

 
    A Matriz Eventos é uma empresa especializada em Consultoria, Assessoria e Execução de Eventos Corporativos & Sociais. Atua prezando pela excelência em seus serviços, oferecendo atendimento personalizado e serviços direcionados a necessidade de cada cliente.

© 2011. Matriz Eventos. Todos os direitos reservados.